Análises

Análise: CD 24 Horas Fiel – Coral Resgate para a Vida

Análise coral resgate fiel

Falar de Coral Resgate para a Vida já não é fácil, falar sobre 24 Horas Fiel menos ainda. Apesar de acompanhar o grupo há certo tempo, confesso que não tinha expectativa alguma neste projeto. Depois do ótimo trabalho realizado em Santifica-me e Prontos para a Batalha, achava que seria praticamente impossível o Coral da Igreja de Deus em Cristo me surpreender novamente. Quebrei a cara. Estamos diante de um trabalho fantástico!

Atualmente, o coral é formado por 14 coristas e cinco instrumentistas, na sua maioria na faixa dos 20/30 anos, que interpretam as canções de forma moderna e vigorosa. É importante pontuar, de início, que o novo trabalho marca a estreia do grupo na gravadora Universal Music Christian Group, sendo o quarto álbum da sua discografia. Composto por 12 faixas inéditas e produzido por William Augusto e Jeziel Assunção, o álbum contém o melhor do R&B e pop que já vinham sendo explorados pelo Coral nos trabalhos anteriores. Todo o repertório foi escolhido em cima do tema fidelidade, pois a partir dela a graça e a misericórdia de Deus nos envolve com o seu amor.

Invisível traz uma bela introdução, com uns arranjos de cordas, mostrando o caminho que a canção vai seguir. A letra versa sobre acreditar naquilo que ainda não tem existência, ou seja, ver com os olhos da fé. Me lembrei da passagem que se encontra em II Coríntios 5:7.

Composta por Anderson Lima, Tua Graça é o devocional de muitas pessoas. Diante das circunstâncias da vida, existem momentos em que temos vontade de abandonar tudo a nossa volta e muitos de nós se questionam: por que prosseguir, se nada está dando certo pra mim? Porém, nesse mesmo instante lembramos do favor imerecido concedido por Deus: a graça. É impossível não se emocionar com essa canção! Que arranjos vocais, que harmonias, que composição…

Na sequência, Te Seguirei é mais uma surpresa entre tantas nesse CD. Mais uma letra fidelidade a Deus e aos princípios cristãos. Destaque para a introdução de um trecho do hino da harpa cristã, “A Mensagem da Cruz”, já no final da canção.

A música-tema do disco, 24 Horas Fiel, fala que a fidelidade pertence a Deus e a inconstância caracteriza o homem pecador. Pra cima, a canção representa bem o estilo do Coral. Me senti em uma dessas igrejas dos EUA com corais monstruosos que vemos em filmes. Destaque para a ministração final do regente, Gustavo Mariano.

Uma das canções mais esperadas de todo o álbum, Envolve-me (Closer) / Wrap In Your Arms traz logo de cara uma calmaria, nos envolvendo literalmente no desenvolvimento da música. Pra quem achava que iria ficar só nisso: você está redondamente enganado, meu caro! Os intérpretes e o Coral só melhoram a cada subida de tom. Com certeza, essa canção irá ser entoada em diversos cultos de todo o país.

Ao Seu Tempo é aquela canção congregacional que não pode faltar no álbum do Coral. Assim como falamos em nossas orações, esta canção começa pedindo para Deus que seja feita a vontade dEle vontade em nossas vidas. Essa música é uma conversa entre nós e o Espírito Santo. Chegou no momento certo.

Tudo Dele, de William Augusto, vem quebrando tudo com um ritmo eletrizante, logo, não tem como ficar parado ouvindo. Interpretada por Gabriel Augusto, essa música foi escolhida como single, ganhou um clipe e já está sendo tocada nas melhores rádios do território verde e amarelo.

Hosana, de Anderson Lima, é mais uma canção que enquadra o tema fidelidade, o solo foi realizado pela nova integrante do coral, Mille Quésia. Assim que soube que a cantora faria parte do Coral, fui atrás de algum vídeo seu nas redes sociais e me deparei com ela cantando “Dependo de Ti” do Baruk, desde então ela me ganhou. Destaque para o Coral em um final inesperado!

Fiel, de Marcos Rodrigues, assim como a canção anterior, continua dentro do tema central do disco. A letra nos fala sobre entregarmos nossos caminhos ao Senhor e a lealdade de Deus para com as nossas vidas. Assim como Ele foi fiel para iniciar a boa obra, é fiel pra terminar!

A língua é uma força poderosa, pode ser usada tanto para o bem, abençoando, como para o mal, amaldiçoando. Deus falou e tudo o que existe foi criado por suas palavras. Morte e Vida, de William Augusto, faz uma crítica a todos aqueles que não sabem utilizá-la, deixando nítido que é necessário controle de todo. Como é dito na canção, é preciso lembrar que tudo se resume a Jesus, portanto, devemos deixar de lado os julgamentos. Jessica Augusto ficou responsável pelo solo e tomou a canção para si, com seus agudos e melismas.

Quando ouvi Foi a Cruz pela primeira vez não dei a mínima importância para essa canção, mas como todos estavam comentando sobre ela e resolvi dar mais uma chance. Desse modo, fui ouvir novamente a música e fiquei atordoado com essa letra, aliada a uma interpretação marcante. Sérgio Saas é um grande intérprete e soube o que fazer exatamente em cada parte da canção. Já sobre o Coral, souberam aproveitar bem cada momento em que apareceram e se destacaram.

Com uma piano marcante, Filho de Davi é uma canção essencialmente bíblica, estruturada na palavra. Usando de passagens bem conhecidas dos leitores da bíblia, como o cego de Jericó e a mulher do fluxo de sangue, o Coral nos lembra que assim como milagres ocorreram no passado, podem acontecer também nos dias de hoje, para isso, é só clamar.

Sobre o Autor

Gledeson Frankly

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *