Top 10

TOP 10 – Melhores álbuns de 2006

top 10

Como em todo o início de ano, a equipe do O Propagador gosta de olhar para trás, há dez anos. Em 2006, tivemos alguns lançamentos, a maioria deles não muito bons. Mas decidimos, mesmo assim, trazer pra vocês a nossa lista de melhores álbuns de 2006.

Se você ainda não leu, dá uma olhada no TOP 10 de melhores álbuns de 2005 e o de 2004. Vamos lá?


10º: Em Tua Presença – Giselli Cristina

Giselli Cristina - Em Tua Presença - 2006Anos antes de fazer o Brasil inteiro cantar o super hit “Meu Barquinho”, Giselli Cristina já fazia bons discos. Seu nono álbum, Em Tua Presença, lançado em 2006, apresentava uma série de músicas singelas e com arranjos suaves feitos sob medida pelo marido e produtor Laércio Junior, para evidenciar a voz doce e indefectível da cantora. O disco conta ainda com a participação especial dos cantores Gerson Rufino e Wagner Roberto, além de Rafelli Cristina, filha de Giselli. (texto por Tayse Souza)

Ouça: Me rendo a Ti, Melhor Amigo e Barrabás


Fernanda Brum - Profetizando às Nações - 20069º: Profetizando às Nações – Fernanda Brum

Profetizando às Nações é o oitavo álbum de estúdio de Fernanda Brum. O tema principal do disco são as missões e o ide da igreja perseguida, que está realizando o evangelismo por todo o mundo. Além das canções temáticas, o projeto gráfico também mereceu a devida atenção e entrou a fundo no tema com um mapa do Brasil na mão de Fernanda. Com produção musical de seu marido, Emerson Pinheiro, o disco não saiu do estilo em que Fernanda se tornou conhecida no país, um pop mesclado com temáticas verticais. Apesar de ter sido lançado há muito tempo, o disco ainda soa atual. (texto por Gledeson Frankly)

Ouça: Aos Teus Pés, Na Corte do Egito e Outra Vez


Apocalipse 16 e Templo Soul - 20068º: Apocalipse 16 e Templo Soul – Apocalipse 16 e Templo Soul

Quando Pregador Luo se juntou a Rogério Sarralheiro, uniram o que há de mais agradável nas músicas do Apocalipse 16 e do Templo Soul: críticas sociais, batidas de rap e o groove da soul music. Unindo estes atributos, este se tornou um dos melhores álbuns de ambos os grupos, revelando canções fortes que se tornaram clássicos do rap cristão através deste projeto sólido e rico. (texto por Tiago Abreu)

Ouça: Último Dia, Fogo Cai e Chicote Estrala


7º: Andando na Luz – Heloisa Rosa

Heloisa Rosa - Andando na Luz - 2006Não muito diferente de Liberta-me, em Andando na Luz, segundo álbum de Heloisa Rosa, seguiu na mesma pegada do rock britânico, louvor congregacional e elementos alternativos que a cantora já nos apresentava: composições autorais e de sua própria produção, com letras voltadas para o louvor e adoração. Sua banda de apoio nessa época era formada por Marcos Almeida, Lucas Fonseca, Felipe Vieira e Josias Alexandre, que depois montaram a banda Palavrantiga, de acordo com eles, com o apoio da própria Heloisa. A canção mais conhecida do disco foi “Há um lugar”, com uma letra forte e reflexiva. A canção diz que diante de tantas situações difíceis do dia-a-dia, existe um lugar onde podemos descansar, e que este lugar é no Senhor. Sem dúvida, este foi um dos melhores álbuns lançados em 2006. (texto por Thallyson Borba)

Ouça: Há um Lugar, Lindo Jesus e Pai


6º: Cadeira de Rodas – Desertor

Cadeira de Rodas é um disco fantástico de um gênero tão pouco explorado no cenário cristão em geral e principalmente no Brasil, a fusão perfeita de metal e punk/HC: crossover. No álbum, a banda conseguiu a combinação perfeita que o anterior Aborto não! não tinha conseguido. A obra é claramente influenciada pela música do Ratos de Porão, e mescla hardcore e thrash metal, contendo riffs velozes e pesados, bateria pulsante e vocais rosnados. (texto por João Dias e Thiago Junio)

Ouça: álbum inteiro


Toque no Altar - Olha pra Mim - 20065º: Olha pra Mim – Toque no Altar

Um dos trabalhos mais sólidos do Toque no Altar, é marcado pelo entrosamento de Luiz Arcanjo e Davi Sacer sob a produção musical de Ronald Fonseca. Com colaborações de Bene Maldonado (Fruto Sagrado) na guitarra, violão e mixagem, a obra se destaca pela qualidade musical, especialmente nas músicas “Correndo pros Teus Braços”, “Me Arrebataste” e “Lembra Senhor”. (texto por Tiago Abreu)

Ouça: O Chão Vai Tremer, Tua Graça me Basta e Me Arrebataste


4º: Ma-Lu – Ma-Lu

Ma-Lu - 2006A dupla goiana Ma-Lu balançou o cenário independente em 2006, apresentando um disco que conseguiu mesclar, com propriedade, a música pop com o country. Com canções leves e alegres, produzidas por Marco Abreu, a dupla foi recordista de indicações ao Troféu Talento em 2007, com seis indicações, ganhando em Melhor Dupla e Revelação Feminina. A canção “Sonhos”, anteriormente gravada por Chris Durán, ganhou uma roupagem de respeito, foi um sucesso na época, e este trabalho ganha o quarto lugar. (texto por Tiago Abreu)

Ouça: Além do Céu, Pense e Dance e Sonhos


3º: Até eu Envelhecer – Resgate

Resgate - Até eu Envelhecer - 2006Neste disco, é perceptível um amadurecimento do Resgate. Até eu Envelhecer marca a entrada de Dudu Borges, uma parceria que daria muito, mas muito certo. As camadas de guitarra de Zé e Hamilton Gomes, combinadas ao piano e órgão hammond do novo integrante caíram perfeitamente no som da banda, identificando-a. A viajada “Astronauta”, o punk country “A Gente”, “O Médico e o Monstro” (inspirada no filme de mesmo nome, por Victor Fleming), o folk/country/blues “O Perdido e o Sentido” são as melhores. O grande defeito do disco, no entanto, é que ele poderia ser um pouco maior. No entanto, ganha nossa medalha de bronze. (texto por Jhonata Fernandes e Thiago Junio)

Ouça: Passo a Passo, Astronauta e A Gente


Grupo Logos - Pescador - 20062º: Pescador – Grupo Logos

A “prata” de nosso TOP 10 é um dos grupos mais respeitados de nossa história. Falar de Grupo Logos é chover e no molhado porque, durante décadas, Pr. Paulo Cezar, com vários músicos, mostraram como é que se faz uma música cristã de qualidade técnica e lírica. Pescador, último disco inédito do Logos até o momento em que este texto é escrito, traz todos os elementos que caracterizam o grupo, abrangendo sua riqueza poética, com arranjos muito bem trabalhados. (texto por Tiago Abreu)

Ouça: Pescador, A Olhos Nus e Jardins


1º: A Volta do Filho Pródigo – Gerson Borges

A volta do filho pródigo musical - gerson borgesO melhor álbum de 2006 é uma das obras-primas do músico e cantor Gerson Borges, que decidiu fazer um musical totalmente conceitual baseado no livro A Volta do Filho Pródigo, do escritor Henri Nouwen. Com todas as canções a girar acerca da conhecida parábola bíblica, o mais difícil era aliar criatividade nas letras e não soar repetitivo, mas ele conseguiu: trazendo gêneros musicais tipicamente brasileiros e também com referências estrangeiras como o soul e blues, o cantor versa sobre o vazio humano, a independência mal sucedida, sob produção e arranjos do experiente e conceituado João Alexandre. (texto por Tiago Abreu)

Ouça: O Coração de Deus, Blues do Mais Velho e Voltar pra Deus


E para você, quais são os melhores álbuns de 2006? Mudaria algum álbum de lugar? Sugeriria outro? Comente, sua opinião é importante!

Sobre o Autor

Equipe O Propagador

O portal O Propagador atua deste 2011, noticiando sobre o mundo musical cristão, na cena nacional e internacional.

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *