Top 10

TOP 10 – Músicas sobre crime

crime

Nos últimos tempos, a discussão acerca da impunidade e os crimes ocorridos, especialmente aqui no Brasil, fez fomentar a discussão acerca da maioridade penal. Debatido pelo senso comum e por intelectuais, crime é um assunto de interesse praticamente geral. O curioso é que, de vez ou outra, um músico ou banda cristã grava alguma música que fala acerca do tema. Seja latrocínio, crime ambiental, corrupção política, tráfico de pessoas ou qualquer outro tipo de crime, selecionamos dez canções gospel sobre crime. Vamos conferir?

Menino – Carlinhos Veiga

“Menino”, uma das principais canções de Carlinhos Veiga, aborda a figura de um menino de rua e seu conflito íntimo entre a solidão e a criminalidade da noite. (1999)


Mudança – Marcos Antonio

Marcos Antonio nos apresenta “Mudanças”, que discursa a importância de mudar, mesmo o indivíduo sendo o pior dos malfeitores, afirmando que “se a sociedade te rejeita / porém Jesus te aceita como você é“. (2003)


Terceiro Mundo – Catedral

A corrupção na política também é um crime, e é com base nisso que o Catedral escreveu “Terceiro Mundo” – assinada pelos irmãos Kim, Cézar e Júlio. Esta canção faz parte do projeto comemorativo de dez anos do grupo, sendo uma das inéditas do registro. (1997)


Velhos, Vidas e Verdes – Carlinhos Felix

Uma das primeiras canções da carreira solo de Carlinhos Felix, foi escrita pelo próprio cantor para o seu álbum Coisas da Vida. Com tema diretamente focado na natureza, questiona o sentimento de posse de muitos homens em destruir a natureza e vendê-la no mercado negro. Mas a canção não para por aí e também aborda o tráfico internacional de pessoas. “Eles estão esquecendo que Deus está vendo / E está tudo escrito na vida de lá“. (1991)


Lobo Mau (Todos Contra a Pedofilia) – Cristina Mel

Em seu trabalho infantil, de título Fazendo a Diferença, Cristina Mel trouxe um tema importantíssimo, e até então inédito no meio cristão: a pedofilia. Crime que destrói a infância de muitas crianças pelo país, a canção é muito pertinente e é um alerta para que evitemos, cada vez mais, que barbaridades como os crimes de pedofilia aconteçam. (2015)


Página em Branco – Elaine Martins

O nosso quinto lugar vai para Elaine Martins, com “Página em Branco”. Diferentemente das demais canções deste TOP, a canção, em primeira pessoa, traz um delinquente lamentando o seu estado pessoal, o qual o faz praticar crimes, utilizando drogas, e sofrendo o estigma de ser um jovem pobre. Esta faixa foi lançada no álbum Posso Confiar. (2007)


A Tinta de Deus – Katsbarnea

Com letra de Paulinho Makuko e produção musical de Dudu Borges, “A Tinta de Deus” possui uma letra bem ácida, tratando, novamente, a questão da corrupção. Mas, diferentemente das músicas aqui apresentadas, primeiramente, o mundo é visto aos olhos de uma criança, e posteriormente, assim como ele é. Com críticas feitas até mesmo em relação a Petrobrás, ganhou o quarto lugar em nossa lista. (2007)


Meus Inimigos Estão no Poder – Apocalipse 16 [part. Facção Central]

Em seu álbum clássico 2ª Vinda – A Cura, o Apocalipse 16 trouxe a participação de Eduardo, então vocalista da banda de rap Facção Central para interpretar “Meus Inimigos Estão no Poder”, que aborda os crimes cometidos por políticos através da corrupção e os recursos negados à população de baixa renda. (2000)


Crime – Pimentas do Reino/Henrique Cerqueira

O grupo Pimentas do Reino, então comandado pelo cantor Henrique Cerqueira, gravou “Crime”, escrita pelo intérprete, posteriormente regravada por Henrique, além de Pamela e a cantora não-religiosa Cláudia Leitte. Esta música, na verdade, não fala de crimes literalmente falando, mas relaciona o sentido de proibição de um relacionamento e sentimento com o peso ético de um crime. (2007)


Naquela Sala – Ao Cubo

O primeiro lugar vai, obviamente, para o maior sucesso da banda de rap Ao Cubo. Poderíamos, até mesmo, fazer um TOP 10 apenas com músicas do Ao Cubo que falam de crimes e violência, como “Plano de Aborto” (aborto), “Sequestro” (sequestro), “Cinderela” (abandono de mulheres), “Choque” (opressão policial), dentre outras. Mas “Naquela Sala” foi a canção que tornou a banda conhecida em todo o país, com seu refrão marcante, notório no meio secular e cristão. Esta música fala a história de um jovem que não se atentou ao esforço dos pais de criá-lo com dignidade, mesmo em meio a pobreza e foi envolvido pelo mundo do crime. Se você não a conhece, vale a pena conhecer este clássico do rap brasileiro. (2004)


O que achou deste nosso TOP 10? Conhece mais canções acerca deste tema? Comente e compartilhe com todos, sua opinião é importante!

Sobre o Autor

Equipe O Propagador

O portal O Propagador atua deste 2011, noticiando sobre o mundo musical cristão, na cena nacional e internacional.

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *